quarta-feira, junho 07, 2006

Temporada de Patos




Temporada de Patos: Pensando enti comendo peira en Santa Maria de la feira que plazer la gente buena solo goza e nunca ai pena pá que sufrir…. (Devendra Banhart)

Nos últimos anos, o cinema mexicano aproximou-se bastante do cinema europeu sem nunca perder a sua entidade, as cores, os cheiros e a sensibilidade do toque sul-americano.
Facilmente nos lembramos dos assombrosos filmes como Amores Perros ou Y Tu Mamá También que, vieram colocar as terras de tijuana no panorama cinematográfico internacional.
Nas terras do uncle Sam também outros conterrâneos contribuíram para a promoção do cinema mexicano, quer a nível de actores e recordo: Gael Garcia Bernal e Salma Hayak, dois exemplos evidentes.
Um no campo masculino, com provas dadas nos vários projectos diferentes e arrojados em que participou (recordo Mala Educacion de Pedro Almodovar e o Motorcycle Diaries onde encarna o espírito de Che Guevara.
No plano feminino, Salma Hayek, de uma beleza estonteante capaz de cegar qualquer mortal, consegue mostrar o calor da alma mexicana, veja-se (Frida ou o tiroteio infernal que é o Once a Upon a Time in México).
A juntar a estes surge o amigo e compadré de armas e bagagens de Quentin Tarantino. Obviamente falo do realizador Robert Rodriguez que goste-se ou odeie-se se tornou objecto de culto tanto nos circuitos alternativos, como os de maior visibilidade, por outras palavras, o mainstrem. Quem não se recorda da parada de estrelas que surge no From Dusk Till Dawn, que desfilam na loucura solarenga do deserto mexicano e termina no silencio mortal de uma noite vampiresca mexicana.
Presentemente a arvore continua impecável e a dar-nos frutos de qualidade.
Desta vez, deliciei-me com o fantástico Temporada de Patos, do jovem realizador Fernando Eimbcke que, criou, uma obra cinematográfica para as nossas almas stressadas do dia-a-dia da sociedade.
A película é toda filmada a preto e branco, talvez o realizador tenha optado assim por querer reforçar os sentimentos que atravessam o filme.
A introdução ilustra bem a filosofia do filme, da maneira como é filmado e contado, onde os pormenores parecem ficar na memória, se bem que só nos damos conta disso no término deste.
A História simples mas brutal de dois amigos adolescentes que ficam «solitos» em casa numa tarde de domingo, na companhia de magazines de chicas desnudas, de la playstation e que piden piza para comer.
Logo surge a personagem do delivery boy que depressa se introduz no campo adversário pois os rapazes entraram em ruptura com ele ao ponto do desafiarem para uma partida de futebol….na playstation, com uma aposta pelo meio.
Ah já me esquecia este trio transforma-se num quarteto fantástico, pois a vizinha do lado decide fazer bolos em casa destes, pois na dela não lhe apetece. Porque será. Não digo, têm que ver e descobrir.
Repleto de emoções nuas e verdadeiras a musica vai saindo à medida em que estas quatro personagens vão interagindo entre si. Os contratempos, os encontros e desencontros, as revelações (a cena do álbum de fotos… genial) …. Tudo se dissolve numa espiral fumosa cheia de vida e tranquilidade.
De realçar o papel dos actores envolvidos, a qualidade da fotografia, a história, tudo está no seu devido lugar e é por isso que Temporada de Patos é uma pérola a descobrir.Apesar de não fazer parte da banda sonora do filme, a musica Pensando Enti do Devendra Banhart poderia, perfeitamente, surgir no fim do filme pois são objectos diferentes mas com almas idênticas.





BB

3 Comments:

At 12:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não tinha qualquer conhecimento deste filme mas fiquei com curiosidade. Parabens também ao Galvão porque parecem muito acertadas as colaborações para este Blogue! Continuem e actualizem com mais regularidade!

 
At 1:28 da tarde, Blogger GGProduction said...

E claro que as escolhas foram as acertadas!!! Tiveram um criterio muito rigoroso!!! :) Abraço

 
At 11:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Controlado e introspectivo… acrescido de uma vizinha fantástica.
Abraços niños!!!

 

Enviar um comentário

<< Home