sexta-feira, junho 16, 2006

FAVELA RISING




Das catacumbas e macumbas das favelas do Rio de Janeiro, onde a esperança e a própria vida se perde na violência cruel e desmedida dos gangs que, matam e esfolam tudo o que lhes aparece pela frente….Onde a policia corrupta não se distingue dos criminosos e atiça mais achas para as labaredas que escorrem nesse sub mundo das favelas.
Um grupo de amigos que nasceu, cresceu e dormiu aos sons dos tiros e gritos de aflição dos moradores desses aglomerados de latas. Sem as mínimas condições sociais e oportunidades de poderem singrar na vida. Irão trilhar o caminho mais difícil nesse inferno de Dante.
Juntos decidem deixar a vida «di bandido» e largar o revolver.
Em vez de tomarem de assalto as almas dos moradores honestos, simples trabalhadores que representam a maioria dessas comunidades.
Acolhem a árdua tarefa de tomarem de assalto os seus corações de forma a diminuir as dores e os medos provocados pela guerra suja e impúdica entre os gangs e a policia putrefacta que, arrasta para o meio do conflito os mais fracos, os oprimidos….os inocentes.
A arma escolhida para cativar a juventude e a miudagem das favelas é a música e os vários movimentos culturais subjacentes a ela.
Susceptíveis e impressionáveis com o dinheiro, roupa e estilo de vida dos bandidos.
A certa altura vemos uma cena no filme onde o líder desse grupo renovador diz: _«Quantos bandidos você viu chegar a velho aqui na favela», para um miúdo que iludido com a vida luxuriosa dos gangs, elogia e diz que esse será o seu modo de vida quando entrar na adolescência….Por isso esse grupo vira-se para o afro reggae, como modo de combate à violência…. Através das palavras, ritmos e sons urbanos.
Este será o veiculo unificador e o principal motor de ligação entre a juventude e a própria comunidade da favela, tirando-os do caminho escuro e sem saída da delinquência.
Em contrapartida oferece-lhes uma oportunidade de pertencerem a algo enriquecedor e construtivo.
Através da cultura surge um movimento impulsionador de desenvolvimento social, lúdico e cultural mas, acima de tudo, devolve alguma esperança aos moradores das favelas.
Com uma banda sonora avassaladora, a história contada em moldes de documentário, com a melhor fotografia alguma vez vista em cinema (não é exagero, é a realidade), o filme honesto, onde o macabro e a beleza convivem numa realidade social profunda e inerente das favelas do Rio.
Nada está a mais ou algo falta ao filme. Esse é o outro dos seus trunfos, a honestidade dos realizadores em mostrarem a realidade como ela é, sem clichés ou pozinhos de açúcar, neste caso de fel, para impressionar os espectadores.
Aclamado pela crítica internacional FAVELA RISING, é um filme arrebatador e sufocante em emoções.
Um exemplo como se produz um excelente registo cinematográfico sem recorrer a maneirismos falsos. Onde as visões subjectivas ou pseudo moralistas não encaixam no olhar dos realizadores deste filme….apenas a realidade nua e crua como ela é.Sem duvida alguma este é daqueles filmes imperecíveis.






BB