quarta-feira, julho 05, 2006

Thom Yorke - The Eraser




Há muito tempo atrás……. Irrompeu na terra um fenómeno inexplicável oriundo de uma galáxia distante, trazendo consigo a força inesgotável da magia em forma de música.
Está claro que só posso estar a falar dos alienígenas Radiohead.
Num ápice tomaram conta do mundo e dos Tops Charts Musicais com o seu míssil, perdão (esqueci-me k não são deste planeta) arma extra terrena, denominada Creep e lançaram o caos sob a forma do velhinho Rock & Rol, nas nossas cabeças humanas.
Não se sabe ao certo que outros efeitos terão causado, mas o que ficamos a saber é que esse single, primogénito do primeiro álbum da banda de Thom Yorke e seus pares foi a primeira investida da armada espacial e cósmica ao planeta terra.
Volvido todo este tempo desde o Dia D da invasão, o que sabemos… e o que ficará para sempre registado nos anais da Historia é que os Radiohead não só conquistaram as nossas almas como souberam guardar a sua maior preciosidade_ a sua musica_ no panteão destinado aos predestinados, aos mágicos, aos místicos, ou aos extraterrestres como é o caso de que estamos a falar.
Se tudo começou no já distante Pablo Honey, seguido dos The Bends e especialmente do Ok Computar que vieram alterar, para sempre a nossa relação com a música.
A partir desse instante a questão que se impunha era para quando o próximo raio laser dos Radiohead sobre nós simples terráqueos.
Contudo na próxima investida, eles, os invasores, passaram-se completamente e os raios gama que saíram da sua música quase que davam cabo da terra e de todas as formas de vida.
O KID A queria sugar todas as formas de vida existentes aqui na terra e leva-las consigo para outra dimensão completamente desfasada da terra, entre um buraco negro e uma galáxia.
Seguiram-se o Amnesiac e ai o regresso à terra deu-se calmamente e pairou no meio do oceano tal e qual como os astronautas fizeram quando regressaram da lua na Apolo 11 e o Hail To The Thief onde bateram noutro alienígena, o amigo bush, esse também um invasor mas noutra área.
Depois desta viagem alucinante a questão, embora não tenha esmorecido.
Deu a vez a outra, também ela, perturbadora: Depois disto tudo, agora qual é o limite para os Radiohead ou Thom Yorke e seus pares.
Enquanto não invadem a terra novamente o ET Thom Yorke diverte-se a vir cá abaixo à terra e nessas incursões procura levar-nos para cima onde as estrelas se fundem no infinito e convergem a alma humana com o universo.
Isto é tudo mentira se não soubermos a partida que a sua música alienígena se destina a apaziguar ou pelo menos a confrontar a dor que as sociedades pós-modernas causam em nós e que aos poucos nos apagam a alma que temos dentro de nós.
Esse é que é o objecto de estudo dos Radiohead e em especial do nosso amigo ET Thom Yorke.
The Eraser, trabalho a solo deste amigo do planeta terra é outra/diferente incursão de Thom Yorke pelas sonoridades electrónicas oriundas das profundidades do espaço para a banda sonora das nossas almas. Os raios lasers das guitarras dão lugar a outra estirpe de instrumentos.
Se ao início estranhamos o álbum como um todo, onde primitivamente registamos musicas como The Eraser ou Analyse. Com o passar do tempo e de escuta do álbum sem nos darmos conta, estamos a embalarmo-nos com as melodias suaves mas profundas do nosso amigo oriundo doutro planeta.
Acabamos por absorver toda a essência, musicalidade e filosofia (não perguntem qual delas) do álbum, acabando por entranhar-se em nós.
A sensação que o mundo existe mas que ao mesmo tempo dispomos de um portal que nos transporta para outra realidade mais profícua e humana quando nos apetece é uma das verdades deste álbum.
Outra das verdades prende-se com o facto deste álbum não se destinar apenas aos fãs da banda.
Contudo nós, seguidores destes alienados analíticos e amigos do planeta terra continuaremos a seguir as pisadas e as viagens destes….não sei… aquelas coisas… ou não sei………

PS: Para as pessoas que não sabem o que fazer da vida e se inserem numa seita daquelas todas «bonitas» onde metem a religião, o cósmico, os extraterrestres, os bichinhos, e os cometas ao barulho, para se sentirem menos sozinhas não é aconselhável a audição deste álbum.De um momento para o outro podem ficar com ideias lúcidas, suicidarem-se e irem desta para melhor.









BB


3 Comments:

At 5:01 da tarde, Blogger White Flowers said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Entao o k querias exprimir meu menino?!

 
At 2:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

 

Enviar um comentário

<< Home