sexta-feira, outubro 19, 2007

Lisboa invadida pela festa do documentário





Começou ontem (quinta/18) mais uma edição do DocLisboa. Festival que incide a sua atenção a essa forma de fazer cinema, através do documentário. Sendo esta a quarta edição do certame.
O DocLisboa propõe-nos durante 11 dias, a visualização exclusiva sobre o que de melhor se tem feito nesta área nobre do cinema. E que cada vez mais impõe a seu cunho, desbravando novos caminhos na 7ºarte.
Devido ao sucesso das anteriores edições. A direcção do DocLisboa estabeleceu como objectivo primordial, dar continuidade ao trabalho preconizado até agora. Com metas estabelecidas e bem claras. O DocLisboa pretende elevar o papel do documentário, transformando-o num veículo de consciencialização cívica e de transmissão de mensagens importantes à sociedade. Para tal conta com uma adesão forte do público que tem vindo a aderir, gradualmente, ao festival.
A edição de 2007 permitirá ao espectador a visualização de filmes de relevo, premiados internacionalmente. Mas que ainda não tiveram a sua estreia em Portugal.
Noutro campo o DocLisboa pretende mostrar o trabalho de países diferentes, no que respeita a temáticas e novas abordagens de filmagem de documentários.
A sua programação contará ainda com a realização de debates, estando previsto a realização de um fórum, que mobilize o publico, realizadores e convidados. Desafiando-os a abordarem os filmes vistos durante o festival.
Fazendo o convite à reflexão e discussão sobre o estado do mundo e a situação do cinema documental contemporâneo.
Os bilhetes para as sessões poderão ser adquiridos nas bilheteiras da Culturgest, Cinema Londres e Cinema São Jorge.



Bons documentários, boas viagens filmicas.





Programação do DocLisboa

[CI] COMPETIÇÃO INTERNACIONALSelecção de filmes (longas e curtas metragens) de todo o mundo, produzidos em 2006 ou 2007.[I] INVESTIGAÇÕESSecção competitiva com uma selecção de filmes de todo o mundo, explorando em profundidade temas da actualidade social ou política.[P] COMPETIÇÃO NACIONALSecção competitiva com filmes de produção e/ou realização nacional, concluídos em 2006 ou 2007.[DF] DIÁRIOS FILMADOS E AUTORETRATOSComissário: Augusto M. SeabraA vida privada, por vezes íntima, dos realizadores está ligada ao cinema desde os seus primórdios: my life as a film. Esta retrospectiva é uma oportunidade única para rever clássicos e raridades. Do cinema independente aos grandes monumentos do documentário.
[VN] VENTO NORTEPanorama da recente expansão do documentário no Norte da Europa (Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia). Aclamados em festivais, os filmes nórdicos surpreendem ora pela qualidade formal, ora por um humor insólito. Em colaboração com Filmkontakt Nord.
[RE] RISCOS E ENSAIOSSecção vocacionada para debater a forma e a escrita dos filmes, em particular obras arriscadas, que se situam na fronteira entre o documentário e a ficção, diálogo tão antigo quanto a história do cinema.[LK] RETROSPECTIVA LECH KOWALSKILech Kowalski, realizador de origem polaca e cidadania inglesa, é uma figura maior do cinema underground americano. Os seus filmes são, desde o início, uma observação das margens, um encontro com outsiders. Filmou os bastidores do cinema pornográfico e foi testemunha do apogeu e queda do punk. Registou a década de 70 em Nova Iorque como poucos e as suas obras têm no centro um panteão de rebeldes.Mais informação: http://www.extinkt.com/[SE] Sessões EspeciaisAs mais recentes obras de alguns grandes nomes do documentário (Rithy Panh, Frederik Wiseman e Spike Lee), a antestreia nacional de Sicko, o último filme de Michael Moore e de Zidane, de Douglas Gordon e Philippe Parreno. Destaque também para duas sessões sobre o documentário angolano (colaboração com o Instituto Angolano de Cinema) e para a apresentação de dois filmes de Margarida Gil e João Botelho sobre grandes escritores portugueses.[MD] MaratonadocConcentrada num único dia, a Maratona é a grande festa de despedida do festival. Na sala 1, o dia começa cedo com A Taxi to the Dark Side e termina de madrugada com o filme-biografia sobre Marlon Brando. Na sala 3, dois filmes de culto (Warhol de Ric Burns e Diary de David Perlov) ocupam quase dez horas de projecção.





BB