sexta-feira, novembro 23, 2007

GORILLAZ D-SIDES……………….Hasta Mañana





Apesar de ter dado por encerrado o capitulo musical dos Gorillaz. Damon Albarn que já este ano se metera num novo projecto (The Good, The Bad & The Queen), criando inclusive, um dos álbuns (homónimo) que marcaram o ano de 2007.
Despede-se, definitivamente, da banda virtual criada por si (os Gorillaz), e que deu a conhecer ao mundo nesse verão de 2001.
O génio do vocalista dos Blur, aproveitando uma “espaçosa” pausa da banda, criou uma banda virtual, composta por elementos, digamos que, algo peculiares. Não apenas por serem desenhos animados, mas por cada personagem ter a sua própria personalidade especial. Seus membros surreais são os loucos 2D nas vozes e no teclado, Murdoc no baixo, Noodle na guitarra e Russel na bateria.

Se Damon Albarn coordena a banda e trabalha com a parte musical, Jamie Hewllet desenha as personagens e trabalha com as partes de imagens, design e vídeo.
De estilo variado, o Gorillaz produziram músicas que vão desde o Rap, Trip hop, Hip-Hop, Punk, Ska, até um pouco de Heavy Metal. Criando uma sonoridade bastante atraente, devido ás variadíssimas influencias musicais.
Se em 2001 conquistaram o mundo com álbum homónimo. Associando a musica penetrante e alternativa a uma imagem de estilo forte e muito própria dos Gorillaz. Onde os videoclips eram autênticas pérolas quer a nível de imagem, quer a nível de concepção de história.
Desenrodilhando o papel das personagens a um nível bastante próximo do público, criando uma enorme empatia com a banda. Embora não fossem de carne e osso, como se costuma dizer.
A confirmação destas personagens virtuais, como banda, sucedeu em 2005 com o álbum “Demon Days”, catapultando-os para o mundo. Ele mostrava as personagens mais evoluídas, numa espécie de fase 2, ou um nível superior, com novas roupas, aparências e maluquices.
O single “Feel Good Inc” fez sucesso no mundo inteiro, e entraram para o cenário musical outros singles como “Dirty Harry”, “El Mañana” e “Dare” que contou com a participação especial do líder dos Happy Mondays, Shaun Ryder.

Agora os Gorillaz preparam-se para encerrar as portas desse mundo maravilhoso. Despedindo-se, com o lançamento do álbum“Gorillaz: D-Sides”.
Um pouco à margem daquilo que já haviam feito em 2002 com o lançamento de G-Sides, que era composto por12 músicas e que iam desde a faixas inéditas, às remixagens do álbum Gorillaz.
“D-Sides” traz dois discos, sendo o primeiro com versões demos e ‘lados B’ de ‘singles’ lançados na época do álbum “Demon Days”. O segundo CD traz versões remisturadas de faixas como “DARE”, “Dirty Harry” e “Kids With Guns”, entre outras.
Ora ai está uma possível boa prenda de natal.
Despedimo-nos com o vídeo de uma musica belíssima e que faz parte de “D-Sides”, chamada “Hong Kong”.





BB