sexta-feira, dezembro 07, 2007

"Estórias Reais Imaginadas"


O HOMEM QUE QUERIA IR


O Tiago era calmo e ponderado. Para muitos, até demais. Nunca ninguém o viu zangar-se, exaltar-se ou perder as estribeiras. Família e amigos gostavam muito dele. Por ele próprio e por aquilo que era, claro. Mas também porque sabiam com o que podiam contar. Sem surpresas. Era fiável.
Numa sociedade como a nossa, em que a estabilidade e a segurança são tão importantes, esta é uma grande qualidade. Já ninguém gosta de aventureiros impulsivos que vivem segundo as suas próprias regras e convicções, colocando em causa as dos outros. A não ser nos filmes. Ou nos livros “da moda” que todos compram para ler avidamente durante o Verão ou oferecer no Natal. Pequenos escapes. Nada mais.
Na “vida real”, de Hoje, os mais valorizados e apreciados são os que se conformam a viver nos conformes da conformidade. O Tiago era valorizado e apreciado.
É por isso que ninguém entende porque fez o que fez.
Mas fez.
O Tiago, aos 33 anos, vendeu a casa, o carro e a sua parte na rentável sociedade de advogados que ajudou a criar. Depois, foi-se embora. Deixou a vida que tinha por cá e partiu, livre de constrangimentos, numa viagem pelo mundo. Sem data de regresso.
Já lá vão 6 meses. Tem enviado postais, aos pais, de todos os países que tem visitado e e-mail aos amigos, com fotografias do que mais tem gostado de ver. Diz sempre que está bem, que não se preocupem, mas não dá explicações.
Nestes 6 meses, para lá da estupefacção geral, entre familiares e amigos houve quem o acusasse de ser louco, ingrato, inconsciente e de ter abandonado “todos os que gostam dele”. Houve também quem, secretamente e envergonhando-se de si próprio a seguir, pensasse como seria se fizesse o mesmo.
Todos inventam possíveis razões para a atitude do Tiago. Todos perguntam: “Porquê”? Ninguém esperava. Ninguém entende. Ninguém pensa que talvez ele precisasse mesmo de fazer isto. “Porquê”?
Na “vida real”, de Hoje, ninguém consegue perceber o essencial. O óbvio.
O Tiago foi só passear. Já volta.




JR

3 Comments:

At 3:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Máis um capitulo e uma personagem nova que surge em "Estórias Reais Imaginadas".
Ás vezes dou por mim a pensar e se deitasse td para trás das costas e fosse conhecer o MUNDO. Neste caso ir dar uma volta como o Tiafo fez...........

José Veiga

 
At 4:42 da tarde, Blogger espinhos e outras flores said...

Admirável mundo do Tiago! Como gostaria de fazer o mesmo! Porém, Tenho um puto... e mesmo que não tivesse... sou cobarde demais! Por isso, "embriago-me" a ler estas "estórias reais imaginadas"...
Bom fim de semana para todos.

 
At 11:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eheheh, excelente, apenas acrescentaria um veiculo de duas rodas e tudo seria, enfim, perfeito...
Já agora, lol, adorei o nome do personagem, suponho mera casualidade???
Seja como for, mais uma vez grande história de num mundo em que se esquece o essencial, obrigado por me lembrares mais uma vez de isso.

Um abraço, xeltox

 

Enviar um comentário

<< Home